Um medicamento fitoterápico é aquele alcançado de plantas medicinais, onde utiliza-se exclusivamente derivados de droga vegetal tais como: suco, cera, exsudato, óleo, extrato, tintura, entre outros.
O termo confunde-se com fitoterapia ou com planta medicinal que realmente envolve o vegetal como um todo no exercício curativo e/ou profilático.
Os fitoterápicos são medicamentos industrializados e tem legislação específica. São uma mistura complexa de substâncias, onde, na maioria dos casos, o princípio ativo é desconhecido.
Um fitoterápico pode ser definido como um medicamento (obtido pela tecnologia farmacêutica e industrializado) de origem vegetal (fitomedicamento) caracterizado por apresentar várias substâncias químicas (fitoquímicos), responsáveis pelos efeitos terapêuticos e/ou colaterais (também).
O pensamento científico e as possibilidades terapêuticas foram se aprimorando. O século XX marcou o progresso na busca por melhores condições de saúde. A farmacologia e a química disponibilizaram inúmeros medicamentos para aplacar nossos males. Basta lembrarmos de como era uma farmácia ou, como então era chamada: “botica”, no início da primeira década do século XX e compará-la a uma mega drogaria como as que temos nos dias atuais.
No Brasil, os fitoterápicos seguem criteriosamente as determinações regulamentadas pela Anvisa. Há aproximadamente 70 plantas liberadas para o uso. Os produtos delas derivados foram submetidos à testes clínicos para comprovar sua eficácia, segurança, riscos de uso, reprodutibilidade e constância de qualidade.
Em um estudo de revisão (Ang L et al.,2020) que teve como objetivo análise de ???????????????????????????? ???????????????????????????????????????? ???????????????????????????????????????? ???????? ????????????????????????̧???????? ???????????? ????????????????????-????????, ???????????????????????? ???? ????????????????????????????̧????̃???? ???? ???????????????????????????????????????? ???????? ???????????? ???????????? ????????????????????????????????́????????????????????.
Fonte de referência: Pubmed (“???????????????????????? ???????????????????????????????? ???????????? ???????????????????????????????????? ???????? ???????????????????????????????? ???????????????????????????????????? ???????????????? ????????????????????-19: ???? ???????????????????????? ???????? ????????????????????????????????????????”)
???????? ???????????????????????????????? ????́ ????????????????????́????????????!
#medicinaintegrativa #saudeintegrativa #terapiasintegrativas #fitoterapia #ervasmedicinais #homeopatia