Fitoterápicos ou Medicamentos?

Um medicamento fitoterápico é aquele alcançado de plantas medicinais, onde utiliza-se exclusivamente derivados de droga vegetal tais como: suco, cera, exsudato, óleo, extrato, tintura, entre outros.
O termo confunde-se com fitoterapia ou com planta medicinal que realmente envolve o vegetal como um todo no exercício curativo e/ou profilático.
Os fitoterápicos são medicamentos industrializados e tem legislação específica. São uma mistura complexa de substâncias, onde, na maioria dos casos, o princípio ativo é desconhecido.
Um fitoterápico pode ser definido como um medicamento (obtido pela tecnologia farmacêutica e industrializado) de origem vegetal (fitomedicamento) caracterizado por apresentar várias substâncias químicas (fitoquímicos), responsáveis pelos efeitos terapêuticos e/ou colaterais (também).

O pensamento científico e as possibilidades terapêuticas foram se aprimorando. O século XX marcou o progresso na busca por melhores condições de saúde. A farmacologia e a química disponibilizaram inúmeros medicamentos para aplacar nossos males. Basta lembrarmos de como era uma farmácia ou, como então era chamada: “botica”, no início da primeira década do século XX e compará-la a uma mega drogaria como as que temos nos dias atuais.

No Brasil, os fitoterápicos seguem criteriosamente as determinações regulamentadas pela Anvisa. Há aproximadamente 70 plantas liberadas para o uso. Os produtos delas derivados foram submetidos à testes clínicos para comprovar sua eficácia, segurança, riscos de uso, reprodutibilidade e constância de qualidade.

Em um estudo de revisão (Ang L et al.,2020) que teve como objetivo análise de 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐢𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐮𝐭𝐢𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐂𝐨𝐯𝐢𝐝-𝟏𝟗, 𝐯𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚 𝐚 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞 𝐢𝐝𝐨𝐧𝐞𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐮𝐬𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐟𝐢𝐭𝐨𝐭𝐞𝐫𝐚́𝐩𝐢𝐜𝐨𝐬.

Fonte de referência: Pubmed (“𝘏𝘦𝘳𝘣𝘢𝘭 𝘮𝘦𝘥𝘪𝘤𝘪𝘯𝘦 𝘧𝘰𝘳 𝘵𝘳𝘦𝘢𝘵𝘮𝘦𝘯𝘵 𝘰𝘧 𝘤𝘩𝘪𝘭𝘥𝘳𝘦𝘯 𝘥𝘪𝘢𝘨𝘯𝘰𝘴𝘦𝘥 𝘸𝘪𝘵𝘩 𝘊𝘖𝘝𝘐𝘋-19: 𝘈 𝘳𝘦𝘷𝘪𝘦𝘸 𝘰𝘧 𝘨𝘶𝘪𝘥𝘦𝘭𝘪𝘯𝘦𝘴”)

🤲🏻 𝓘𝓷𝓽𝓮𝓰𝓻𝓪𝓻 𝓮́ 𝓹𝓸𝓼𝓼𝓲́𝓿𝓮𝓵!

#medicinaintegrativa #saudeintegrativa #terapiasintegrativas #fitoterapia #ervasmedicinais #homeopatia

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
IDIS - Instituto IDIS Lamasson

IDIS - Instituto IDIS Lamasson

pARABÉNS!

INSCRIÇÃO
ENVIADA

Em breve, entraremos em contato para formalização e maiores informações

Cadastre-se já!

Cadastre-se para receber notícias e informações do Instituto IDIS Lamasson.

Contato cadastrado com sucesso!

Nós também não gostamos de SPAM! Manteremos seu e-mail seguro