💡Surgiu no fim dos anos 80 nos Estados Unidos integrando os tratamentos da Medicina convencional com terapias consideradas complementares ou alternativas, cuja segurança e eficácia tenham sido cientificamente provadas, tendo o médico Andrew Weil como um dos seus principais defensores. Em 1994, ele fundou o Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona, que já graduou vários médicos, além de alguns enfermeiros.
✅ A Medicina Integrativa está presente em mais de 60 centros universitários acadêmicos dos EUA, como Harvard, Arizona, Massachusetts, Mayo Clinic, Cleveland Clinic e Califórnia. Além da instituição no Arizona, ele mantém relações acadêmicas com Harvard e Massachusetts. Ele foi eleito pela revista “Time” uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, o que fez reverberar ainda mais sua voz.
✅ Para Andrew Weil, a boa Medicina é a que utiliza todos os tipos de terapias consagradas cientificamente, sejam oriundas da Medicina convencional ou de sistemas médicos tradicionais. Seu pensamento é que a Medicina tradicional seria ideal para contornar crises e situações de emergência e os métodos complementares, recomendados para a prevenção e manutenção da saúde.
✅ Desde a Introdução da Medicina Integrativa até os tempos atuais, pesquisas relatam consistentemente que aproximadamente um terço dos adultos e 12% das crianças usam abordagens de medicina complementar e integrativa. Confirmação de real impacto no bem-estar do paciente (𝘙𝘪𝘯𝘨 𝘦𝘵 𝘢𝘭., 2017)
Fonte de referência: Pubmed (“𝘐𝘯𝘵𝘳𝘰𝘥𝘶𝘤𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘵𝘰 𝘐𝘯𝘵𝘦𝘨𝘳𝘢𝘵𝘪𝘷𝘦 𝘔𝘦𝘥𝘪𝘤𝘪𝘯𝘦 𝘪𝘯 𝘵𝘩𝘦 𝘗𝘳𝘪𝘮𝘢𝘳𝘺 𝘊𝘢𝘳𝘦 𝘚𝘦𝘵𝘵𝘪𝘯𝘨”)
🤲🏻 𝓘𝓷𝓽𝓮𝓰𝓻𝓪𝓻 𝓮́ 𝓹𝓸𝓼𝓼𝓲́𝓿𝓮𝓵!
#medicinaintegrativa #saudeintegrativa #praticasintegrativa #terapiasintegrativas #fitoterapia #ervasmedicinais #homeopatia #saudenatural #fitoterapicos
